domingo, 20 de junho de 2010

Pelica

Luvas de pelica nunca foram tão bem utilizadas no mundo quanto nos textos de José Saramago. E quantos rostos sentiram-se atingidos! Não foram poucos. A dimensão do incômodo que seus textos geraram são diretamente proporcionais às verdades que disse e que continuam e continuarão vivas a ecoar na mente dos encarapuçados.

Obs.:
Fiquei "tocado" com a manifestação do Vaticano, por meio de sua imprensa oficial, o L'Osservatore Romano, difamando e desrespeitando Saramago e sua obra. É a magnânima "bondade divina" representada pela Igreja Católica e tantas outras igrejas regurgitando suas próprias falas e desrespeitando uma mente de quem, com todo o direito que todos têm, escolheu ser ateu. As palavras duras e "divinas" do vaticano não deveriam chocar, mas chocam. Na verdade também ratificam todas as críticas que Saramago fez à Igreja e ao conceito inventado de Deus. Saramago nunca matou ninguém, foi homem bom e íntegro... e a Igreja Católica, o que tem a dizer sobre tantas mortes e assassinatos feitos? Leiam a matéria de A Folha de São Paulo na íntegra pelo link a seguir:
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/753918-vaticano-chama-saramago-de-populista-extremista-e-ideologo-antirreligioso.shtml.
Santo Papa, santo "deus", "santas" palavras estas e tantas outras do Vaticano. L a s t i m á v e l.

9 comentários:

  1. Ivan!

    Penso que todos devem opinar e tem o direito de falar. Mas sem denegrir a imagem de quem quer que seja. Li a matéria e achei um absurdo. O direito de expressão está ou deveria ser magnânimo em qualquer situação, religião estado de direito, enfim!

    Parabéns, pela bela postagem!

    Beijos

    Mirze

    ResponderExcluir
  2. HUM... Vaticano... melhor nem comentar... certamente até DEUS ficou enojado de tamanha hipocrisia... facínoras vestidos de 'santos' hahaha... mas é verdade que o mundo amanheceu mais cego e mais pobre sem a presença GRANDIOSA DE SARAMAGO... meu autor favorito, tinha nas veias a mesma sede de JUSTIÇA que tenho!
    fica meu pesar!

    um beijo
    ;D

    ResponderExcluir
  3. Dizer que perdemos uma das vozes mais lúcidas e combativas é pouco. Perdemos um referencial. E nada me tira a certeza de que o século XX acabou hoje.


    Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma.

    Revista do Expresso, Portugal (entrevista), 11 de Outubro de 2008

    [do blog Outros Cadernos de Saramago]

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Vi que gostou do poema de Emily Dickinson, também gosto.
    Apreciei sobremaneira o seu comentário mas ainda tenho dúvidas.
    A verdade como caminho a seguir trouxe-me dissabores, pautei-me seguindo a verdade e dizendo as verdades e não me entenderam. Embora,tenha presente que ela pode ser relativa, na actuação não sei se devia ser próxima da verdade absoluta.
    Muito obrigada.

    Quanto a Saramago e a igreja é difícil comentar. Claro, que acho que a igreja exagerou.
    Estou a desenvolver estudos sobre a história da igreja, é complicado para mim dizer o que penso nestes dias, vou ter que remoer.
    Creio em alguma coisa, não sou ateia e também não sou praticante. Aliás, gosto de ir a uma igreja que esteja em silêncio, sem ninguém... é nesses momentos que lá vou.
    Espero que não desgoste desta verdade.
    :)
    Bom domingo.
    Ana

    ResponderExcluir


  5. O Vaticano exceDEU-Se!

    O Vaticano diz: ide → ias ← ao contrário.

    Nós devemos dizer VÁ...ticano!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. A Igreja do Vaticano não mediu hipocresia para criticar Saramago. Bem que fez Saramago! Marxista de cor(ação) questionou a estrutura católica e de fato soube interpretar a figura de representa Cristo. Já era de se esperar essa posição de Ratinzger e cia, posição semelhante quando coloca os olhos sobre a latino-américa.

    beijos,

    ResponderExcluir
  7. Ivan, o comentário de Tonho de Oliveira parece dizer tudo:O vaticano exceDeus-se... muito bom! No mais já sabemos, que é simples, mas pensar incomoda muita gente!!!

    Um beijo

    Carmen Silvia Presotto
    www.vidraguas.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ivan, indignei-me também. bom post esse, acende discussões.
    Por falar nisso, acabei de comentar um post sobre esse assunto num outro blog: http://minimoajuste.blogspot.com/

    um abraço

    ResponderExcluir